Sessões práticas de capacitação e credenciação em Fogo Controlado

Decorreram nos dias 17 e 18 de novembro, no âmbito do projeto Life Landscape Fire, sessões práticas de capacitação e credenciação de Técnicos de Fogo Controlado e de Operacionais de Queima.

Estas ações de capacitação contaram com a presença dos formandos do curso Técnico de Fogo Controlado (25 formandos – técnicos da CIM, técnicos dos municípios e elementos da UEPS (GNR)) estando também presentes alguns dos formandos do curso de Operacionais de Queima (16 formandos das corporações de Bombeiros Voluntários e Bombeiros Sapadores de Viseu e Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva).

As referidas sessões realizaram-se junto da localidade de Ameixiosa, na União de Freguesias de Covas do Rio e S. Martinho das Moitas (concelho de São Pedro do Sul), e têm como objetivo dotar os agentes de proteção civil do território de ferramentas que lhes permitam realizar planos de fogo controlado e executar técnicas de ignição para queima prescrita, bem como a posterior avaliação dos impactes da queima.

O fogo controlado permite, em comparação com as outras técnicas de gestão da vegetação, alcançar diversos objetivos: silvícolas, silvopastoris, cinegéticos e ecológicos. Surge com relevante importância para a prevenção de incêndios, diminuindo a área percorrida anualmente por estes com a manutenção de cargas de combustíveis florestais abaixo de níveis críticos.