Conclusão das ações de capacitação de Técnicos de Fogo Controlado

Decorreu no dia 19 de abril, no âmbito do projeto Life Landscape Fire, a última ação de capacitação do curso de Técnicos de Fogo Controlado.

Estas ações de capacitação tiveram inicio em janeiro de 2021 e contaram com a participação de 25 formandos (técnicos da CIM, técnicos dos municípios e elementos da UEPS/GNR).

As sessões teóricas realizaram-se online, enquanto que as sessões práticas decorreram em áreas pertencentes aos concelhos de Tondela (Freguesia de Guardão e União de Freguesias de Caparrosa e Silvares) e São Pedro do Sul (União de Freguesias de São Martinho das Moitas e Covas do Rio).

O fogo controlado consiste no uso do fogo na gestão dos espaços florestais, sob condições, normas e procedimentos conducentes à satisfação de objetivos específicos e quantificáveis em planos de fogo controlado, que é executado sob a responsabilidade de um técnico credenciado, sendo a capacitação técnica na utilização do uso do fogo controlado, um fator de primordial importância para o seu uso operacional.