Percurso Interpretativo | Ação de Sensibilização sobre Espécies Invasoras

Realizou-se no dia 19 de maio, na Mata do Fontelo em Viseu, uma caminhada interpretativa com o objectivo de identificar espécies vegetais invasoras e de sensibilizar os jovens para este tema.

Esta iniciativa, organizada pela CIM Viseu Dão Lafões e pela Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV), e em articulação com os técnicos do Gabinete Técnico Florestal e do Serviço Municipal de Proteção Civil do Município de Viseu, realizou-se no âmbito da Semana sobre Espécies Invasoras 2023 (SEI2023) e do projeto “Life Landscape Fire”.

Participaram nesta ação os alunos do Curso Técnico Superior Profissional em Proteção Civil e de Engenharia Agronómica da Escola Superior Agrária de Viseu.

Ao longo do percurso, entre outras, foram identificadas as seguintes espécies invasoras: Acacia dealbata, Acacia melanoxylon, Robinia pseudoacácia, Trandescantia fluminensis, etc..

As espécies invasoras reduzem a resiliência dos habitats naturais, tornando-os mais vulneráveis ​​aos impactes das alterações climáticas. Algumas espécies de herbáceas e de árvores que se tornaram invasoras podem alterar significativamente os regimes de fogo, especialmente em áreas que se estão a tornar mais quentes e secas, aumentando assim a frequência e gravidade dos incêndios florestais.